7 de maio de 2012

Lei triste de dias por falecimento



Se existe algo que me perturba é a morte.
Não perco muito tempo com esses pensamentos, mas quando penso faz-me confusão, deixar de falar com as pessoas que gosto, de ver, de sentir, de ouvir......
Como posso eu deixar de sentir o sol a aquecer-me apele, ou o frio a subir pelas costas e me arrepiar....
O que me consegue perturbar mais ainda, são aqueles que por opção travam a fundo na caminhada a vida e se suicidam... será que não pensam em cá fica?? Não pensam na dor que deixam a quem os ama??
Em dois dias recebi duas péssimas noticias, soube que um pai/marido/amigo/primo/filho pôs termo a vida, e que um outro, sem escolha, chegou ao ultimo dia da sua vida.....
Uns desperdiçam o que têm enquanto outros nem escolha têm....

Depois de tudo isto, fui saber a quantos dias se tem direito (legalmente) "para sofrer" (se bem que cada um sofre a sua maneira, e não é quem mais o demonstra publicamente que obrigatoriamente mais sofre), e fiquei chocada...

Desde quando é suposto uma pessoa sofrer mais por um sogro/sogra do que por um irmão???
Ou que não se tenha direito a nenhum dia por um sobrinho/sobrinha.....

Cada vez mais me envergonho dos senhores que fazem as nossas leis, sei que no lugar do coração eles devem ter um vazio, mas não precisam demonstrar assim....

O trabalhador pode faltar, justificadamente, no máximo de (dias consecutivos):
1º Grau - Pai/Mãe (Sogro/Sogra/Padastro/Madrasta) - Tem direito a 5 dias.
1º Grau - Filho/Filha/Enteado/Enteada/Genro/Nora - Tem direito a 5 dias.
2º Grau - Avô/Avó (do próprio ou do cônjuge) - Tem direito a 2 dias.
2º Grau - Neto/Neta(do próprio ou do cônjuge) - Tem direito a 2 dias.
2º Grau - Irmão/Irmã/Cunhado/Cunhada - Tem direito a dias a 2 dias.
3º Grau - Bisavô/Bisavó (do próprio ou do cônjuge) - Tem direito a dias a 2 dias.
3º Grau - Bisneto/Bisneta (do próprio ou do cônjuge) - Tem direito a 2 dias.
3º Grau - Tio/Tia/Sobrinhos - Tem direito a 0 dias.
4º Grau - Primos - Tem direito a 0 dias.
Cônjuge - Tem direito a 5 dias.

1 comentário:

Arte de Bem Receber disse...

Olá,

Passei pra deixar um beijinho,espero queesteja tudo bem ctg e com a tua princesa.

Xana