25 de julho de 2011

Mentes

Uma coisa que sempre me intrigou, é a mente humana....
Intriga-me no sentido, de não entender como é que alguém meu semelhante tem capacidade para fazer coisas horrendas e monstruosas, como o ataque a Oslo e a ilha de Utoeya na Noruega.
Como é que é possível existirem pessoas capazes de fazer mal a crianças, violarem ou matarem....
Não quero ser mal interpretada, eu sei que, em condições extremas uma pessoa acaba por agir por instinto, e não digo que, levada a um extremo e em caso de sobrevivência não seria capaz de fazer mal a outra pessoa, mas nunca em consciência, nunca com premeditação.
Quando era mais nova (credo, ao dizer esta frase sinto-me velha), sempre quis dar aulas de desporto, ou seguir psicologia, e a especialização que sempre me atraiu foi a prisional, tentar penetrar em mentes perturbadas e descobrir o que os levou a cometer tais atrocidades, se bem que deve ser muito forte e que não iria aguentar muito tempo, por não aceitar que traumas de infância ou algo do género sirva de desculpa para tirar vidas ou traumatizar outras pessoas.

Espero que, se algum psicólogo ler isto, não se ponha a dizer que eu estou errada bla bla bla, e que os traumas influenciam bla bla bla, isto foi so a minha opinião e não tenho qualquer tipo de formação em psicologia, a excepção do que damos no 12ºano loll

2 comentários:

Petra disse...

Uma psicóloga acabou de te ler e concorda contigo....
Traumas, e vivências desadequadas podem sim amenizar a culpa.... Mas não desculpar, não andar a passar a mão pela cabecinha há coitadinho não tem culpa há é um desgraçado afectado pela vida.... naaaaooo há coisas que não tem justificação.

Vanda Saraiva disse...

Na minha modesta opinião é que uma pessoa em desespero é capaz de qualquer coisa