20 de abril de 2010

Sim ou Não??

Muitos são os temas que se abordam quando um grupo de pessoas se juntam....
Hoje, não sei como nem porque o tema debatido durante a hora de almoço dos assalariados cá do sitio foi o TGV.
Uns contra outros a favor.
Quem é a favor diz que o TGV nos vai elevar ao patamar de outros países da Europa, e que vai trazer desenvolvimento e postos de trabalho, que nos vai tornar mais próximos de Espanha.
Quem é contra diz que existem outras coisas mais importantes para serem resolvidas neste País a beira mal plantado, do que ter um TGV, que vai ser utilizado por uma minoria, e vai dar prejuízo.
Sei que o tema não é novo, mas gostaria de saber a tua opinião, és a favor ou contra Portugal ter um TGV?

11 comentários:

Nocas disse...

Estou dividida!!
O TGV seria bom, mas acho que há outras prioridades onde aplicar o €...

EU SOU EU disse...

Bem é assim...é uma dualidade de sentimentos...eu penso que o TGV...vai trazer muita coisa boa...ao país...e principalmente a quem goste e tenha a possibilidade para viajar... mas penso que o timing...a actualidade que se vive...em portugal não é das mais oportunas...e o investimento (enorme) pode ou deveria ser empregue em outras coisas muito mais prioritárias...e de maior interesse e ajuda para a comunidade...
Mas no final estou contente...pois poderei continuar a viajar pela europa com mais qualidade e menos encargos...heheheh

MarKekas disse...

Isto é um pau de dois bicos.

Eu acho que, de facto, há coisas mais importantes para resolver no nosso país, como melhorar os serviços de saúde, entre outras coisas.. e para essas outras coisas dizem que não há dinheiro, mas para o TGV já há?! E a nível interno acho que o Alfa Pendular chega bem.

Por outro lado, seria uma ligação importante com o resto da Europa, mas neste caso o projecto tem de ser muito bem definido, para tirarmos o máximo partido do TGV a nível de passageiros e (a meu ver muuuito importante) a nível de transporte de mercadorias. E também há o problema da nossa bitola (a distância entre carris) ser diferente da dos resto da Europa. A de Espanha também é na sua maioria, mas parece que eles vão alterar o resto em todo o país.

Pah.. eu quero é que me saia o Euromilhões e o resto é palha!! RCC!! :PPP

Beijocas!***

Vanda Saraiva disse...

Totalmente CONTRA.
Isto é como Portugal ajudar os Pobres dos outros Países e esquecer-se de ajudar os nossos. Gostamos muito de querer ser superiores em apostar nas novas tecnologias mas, as coisas simples, ficam arquivadas no fundo na prateleira!

Por exemplo: construam-se mais Hospitais, mais Creches públicas (se apostarem nisto também hão-de dar a muito boa gente um emprego).


Beijinhos***
Vandinha

Unknown disse...

Totalmente a FAVOR! Vamos crescer Portugal!!!!

Petra disse...

nao ha dúvidas que seria bom para o país......
mas considero que realmente ha muitissimas mais coisas a melhorar e sem dúvida mais urgentes......
enfim....... Isto é tapar os olhos ao povo.........
acho que antes de mais ha que melhorar o serviço de saude, criar mais e melhores postos de trabalho, e claro mudar estas leis de merda que colocam a nossa justiça num caixote do lixo impregnado de orcaria.

Just Me...S disse...

Sabes que ainda não tenho opinião formada? Não me consigo dividir :S

Beijoca doce

Unknown disse...

Ligações a espanha faz sentido , agora TGV Lisboa Porto para que , isso sim é deitar dinheiro a rua.

Mas ele gastam os nossos € todos chulosssssss

dinona disse...

Acho que é uma boa ideia, mas não neste momento.
Portugal está quase em tanga, e queremos meter-nos ainda em mais despesas, para quê?

Para depois ainda aumentarem mais os impostos? Poupem mazé esse dinheirinho para tapar o buraco no orçamento que aumenta de ano para ano.

Unknown disse...

Tudo o q seja para evoluir sou de acordo, vamos ter bastantes custo, pois vamos é verdade , será q vai ser rentavel, é uma incognita, mas é mais um passo para o futuro, se der para o torto olha é mais uma despesazinha , como foi os estadios do euro, se bem me lembro de todos q foram construidos só 4 é q tiveram sucesso o q interessa é inovar, q se lixe as contas, entao mas não é isso q o Tuga pensa??

Unknown disse...

COMPLETAMENTE CONTRAAAAAAAAA.

TGV???? Para quê???

Digo e afirmo, esse tipo de transporte no nosso país em nada nos vai ajudar muito pelo contrário e em nada nos vai servir.
Criar toda uma infraestrutura ferroviária nova para que esse transporte possa circular no nosso país? A demografia do nosso país não permite que o comboio atinja as velocidades anunciadas e para efectuar uma viagem Lisboa-Porto poupar 17 min. em relação ao Alfa Pendular com um custo de viagem muito superior... não será concerteza utilizado por mais de 90% da nossa população que utiliza frequentemente o comboio nas suas deslocações.
Será mais uma empresa a ser criada que dará sempre prejuízo e que será suportado pelo estado e por conseguinte por todos nós os contribuintes.
É bem verdade que enquanto estiver a ser construida dará trabalho a muita gente e depois também dará "emprego" a muitas outras, mas já pensaram que estamos a criar mais "TACHOS" para uns quantos CHULOS do nosso país?
Enquanto isso, o nosso país anda a fechar escolas por falta de alunos, a fechar "SAP's" e serviços de urgência porque não se justifica devido à baixa afluência de utentes... Criem mas é mais Serviços de Saúde para baixar as listas de espera e criem melhores acessos e condições de deslocação para os PORTUGUESES mais desfavorecidos e que vivem em zonas mais "remotas" de forma a que possam chegar aos destinos (escolas e/ou hospitais) em condições de segurança.

A uníca sitação em que ainda poderei aceitar, será uma ligação Lisboa-Madrid e pelo caminho mais curto, uma vez que nos permitirá, a nós e aos Espanhois deslocarmo-nos de uma capital à outra rápidamente (a viagem durará sensivelmente o mesmo tempo que o avião, com a vantagem do menor tempo perdido no "check-in").