20 de fevereiro de 2011

As minhas mamas não gostam de ser tema de conversa

Que o leite materno é o melhor e mais completo alimento que um bebe pode ter, é do conhecimento geral, cria defesas na criança, protege contra doenças e vírus, dizem até que previne doenças futuras na criança, para a mãe também é benéfico, ajuda a recuperar a forma física, e a prevenir o cancro da mama, agora o que cada mulher faz isso é com ela.
Existem mulheres que, optam por não amamentar os filhos, ou por dizerem que dói, ou porque não querem estragar o peito (já ouvi dizerem isto), umas não podem mesmo, ou não terem leite, ou por uma questão de saúde, mas na realidade ninguém, para além da mãe ou o pai (eu acho que o pai também tem direito a opinar) tem alguma coisa a ver com isso.
O que eu não entendo é a fixação que as pessoas desenvolvem pelas mamas de uma mulher que foi mãe....
Eu sempre tive um peito discreto, nem grande nem pequeno, sempre o achei adaptado a mim, nunca fui de andar com grandes decotes e nunca fiz topless, sempre discreta como gosto de ser.
Desde que a Mariana nasceu, que as minhas mamas são o centro das atenções, depois da miúda claro lolll
Não imaginam as vezes que me falam delas, ou para perguntar se tenho leite, ou para perguntarem se fiz feridas, se me doem, se tenho caroços, se isto, se aquilo....
E pior falam sobre elas com pessoas que eu nem conheço, depois dizem-me que falaram com a não sei quantas e que ela disse isto ou aquilo (isto sobre mamas ou sobre o que quer seja relacionado com a Mariana), todos têm opinião sobre tudo, e no fim não sabem é nada.
Por exemplo, a miúda chora e dizem logo, ela quer é a maminha da mãe, ou então é, coitadinha está com fome, está na hora da mama da mãe.
Credooooooo, deixem as minhas mamas em paz!!!
E já agora digam-me uma coisa, é assim tão estranho eu não dar de mamar em qualquer lado??
É que essas pessoas dizem estas coisas e esperam que eu saque da dita para fora da camisola, e ainda ficam espantadas e com ar de ofendidas, quando eu digo que vou para o quarto, ou que ela comeu no carro antes de chegarmos.
Sei que muitas se sentem á vontade e dão em qualquer lado, vejo várias nos centros comerciais por exemplo, mas eu não gosto, e a minha filha gosta de comer tranquila, não com mirones ou pior a darem opiniões.
Sim porque opiniões todos têm acerca de tudo, mas isso fica para outro post.

PS: Mãe, Rita e Susana se lerem isto, este post não é para vocês lol

7 comentários:

dinona disse...

Ainda bem que não és dessas mulheres que saca da mama nos transportes, no shopping e pimba e nem se dão ao trabalho de tapar com um paninho e tá toda a gente a ver o espectáculo do leitinho a sair...!
É que isso, sinceramente, faz confusão lol

Petra disse...

hehehe tens razão mulher.
As pessoas gostam de se meter em tudo!
que olhem para o espelho... Para as mamas delas caralh*! bjo

Vanda Saraiva disse...

Sabes que neste Mundo da 'Maternidade' curiosidade e partilha de experiências passa a ser o forte de muitas delas.
Como já passei por essa experiência, abstenho-me de certos comentários!!

Beijinhos grande e OBRIGADO por terem vindo á festa do Gui!!!!!!!!
Vandinha***

Nocas disse...

HUUUMMMMM!!
Pois.. mamas, leite, ser o melhor para eles, etc.
Estou a imaginar a tua expressão sempre que falam no assunto :) lol!
Sabes que mais? Deixa-os falar! Ignora, e faz aquilo que bem entendes e te sentes melhor.

Carla Santos disse...

O teu post faz todo o sentido!
Quando se é mãe e principalmente pela primeira vez pior, mas olha o máximo que te posso dizer é "esquece e ignora".
Quanto a amamentar, tu é que sabes onde deves fazê-lo e ninguém tem nada a ver com isso, mas também concordo que devemos fazê-lo em privado, é um momento nosso e do nosso bébé. E dar mama nos centros comerciais em frente a toda a gente já nem se justifica, quase todos os centros comerciais têm uma cadeira no sítio do muda fraldas, para isso mesmo.
Beijocas grandes e espero que a Mariana já esteja menos chorona, para bem dos papás!!

Unknown disse...

Pois, para mim não é de certeza, não me revejo no qe está escrito e até acho muito bem que o dares de mamar deve ser feito num local calmo sem confusões é um momento lindo mas muito vosso.
Quanto à mãe amamentar até já opino, acho que se tem leite o deve fazer, por mil e uma razões, mas isto é única e simplesmente a minha opinião, nada mais.
Beijocas e nessas alturas que detestas lembra-te do velho ditado: "os cães ladram e a caravana passa"....

Anónimo disse...

As nossas mamas são mesmo o centro de atenções durante algum tempo. No meu caso, como não me conseguia mexer muito bem e as pessoas lá andavam, comecei logo a dar de mamar à frente de quem quer que fosse. Depois foram vários os enfermeiros que vinham ver se já tinha leite (leia-se apertar-me dolorosamente a mama) porque eu própria andava doida com o "tenho ou não tenho". Junte-se a situação caricata de ter o bisavô da miuda quase ao meu colo para poder ver a cara da Alice enquanto lhe dava de mamar... Grrr Só mesmo à distância é que tem piada, e mesmo assim, pouca! :)
A maternidade (também) tem destas coisas!

Bjs aos 4 e boa sorte na fuga aos mirones!

Rita