10 de fevereiro de 2011

Burocracias

Com o nascimento da minha menina, existem burocracias para tratar, como o registo, a inscrição num centro de saúde (apesar de ir ter pediatra), inscrição na segurança social (vamos ver se temos direito a abono), tratar do cartão único (coitadinha tão pequenina e já vai ter facturas em nome dela), coisas que neste país raramente se conseguem tratar a primeira tentativa, senão, vejamos:

Registar a criança
Esta tarefa devia ser fácil, pois os registos agora são feitos logo no hospital onde os pequenos nascem.
Ela nasceu na quinta e na sexta lá fomos registar a menina Mariana, damos o nome os nossos dados, morada etc etc etc, e emitem o registo, até aqui tudo bem, não fossem as listagens do hospital terem saído erradas, e a minha filha consta nas listas de dia 2 em vez de dia 3 de Fevereiro.
Resultado, saiu do hospital sem estar devidamente registada, pois tiveram de emitir uma adenda ao registo com a rectificação da data de nascimento

Registo da criança no centro de saúde
Tinha o teste do pezinho marcado para terça feira, mas a miúda tinha de estar inscrita no centro de saúde, e para isso precisava do registo que ainda não estava em meu poder, por acaso consegui o registo na terça as 14h, a consulta e o teste estavam para as 14:30.
Infelizmente uma pessoa tem de mentir na morada e dar a da mãe, se não nem médico de familia tem.
Resultado tudo feito a pressa, mas ficou tratado e o calcanhar picado.

Inscrição na segurança social
Hoje que o tempo estava bom, queríamos resolver esta questão, como é óbvio não conseguimos, a carrada de coisas que nos pedem para preencher é ridículo, ainda por cima se ainda no fim do ano passado entreguei as mesmas coisas para o subsidio pré-natal, dizem que são coisas diferentes e que por isso tenho de fazer tudo novamente.
Amanhã vamos lá outra vez a ver se fica tudo tratado.

Cartão único
Todas as facturas a serem entregues com o IRS referentes á Mariana, têm de vir com o nome dela e com o numero de contribuinte, neste assunto a senhora do registo foi muito simpática e disse que o melhor era ser por marcação e deu o número 707201122, (desconhecia que tal podia ser feito, não é só para crianças, qualquer pessoa pode marcar), e que como ela é muito bebe ainda e pode ser complicado tirarem a fotografia, o melhor era levarmos algumas fotos numa pen, assim o problema fica resolvido se ela não estiver com vontade de ser fotografada.
Num País onde criam um sistema chamado de simplex, simples é que as coisas não são de certeza, mas enfim é o que temos

3 comentários:

Vanda Saraiva disse...

O Gui já tem o Cartão do Cidadão marcado para dia 10 de Março! Assim sempre escusamos de esperar... mesmo sendo prioritário.

Beijinho grande
Vandinha

Nocas disse...

E graças a estas burocracias todas, conhecemos a Mariana!
:) Beijinhos

dinona disse...

Acho que é preciso mais coragem para enfrentar a burocracia do que ter um filho :-/