27 de agosto de 2009

Boas maneiras


Ao contrário do que muita gente pensa, dinheiro e estatuto não é sinónimo de boa educação.
Muito boa gente que se intitula membro do chamado jet7, não tem educação nenhuma, andam sempre com o nariz a apontar para a lua e acham que são superiores aos outros, nem cumprimentam as pessoas quando assam por elas, é triste.


Existem certas regras de boa educação, que para mim são básicas e me foram incutidas desde sempre
- Cumprimentar as pessoas, bom dia, doa tarde ou boa noite (quando se chega a algum lado)
- Comer com a boca fechada (é escusado andar a exibir o bolo alimentar a quem está a nossa frente) a pastilha tb está aqui incluída
- Não cantar a mesa,
- Tirar o chapéu a refeição
- Limpar os pés quando se entra em algum lado
- Quando alguém esta a falar, saber esperar (não atropelar as pessoas com as nossas palavras)
- Respeitar as pessoas mais velhas
- Segurar a porta se alguém está a passar ao esmo tempo, dando passagem
- Colocar a mão a frente sempre que se tosse ou se espirra
- Não dar "puns" a frente das outras pessoas (não custa nada ir até a casa de banho, pelo menos é o que eu faço lol)
- Não arrotar a alto e bom som, quando não se consegue controlar um arroto pede-se com licença)
- Não se deve levantar da mesa antes de toda a gente acabar de comer, (os mais novos podem pedir licença para sair, existem refeições que demoram devido a conversa e a pequenada não tem paciência)

Bom acho que já chega lol, (existem mais exemplos que poderia dar) podem achar que sou picuinhas, mas foi assim que fui educada (felizmente) e as pessoas que não cumprem o que para mim é básico, faz-me um pouco de confusão, para mim já é automático e não custa nada.

9 comentários:

Eu mesma... disse...

concordo completamente. se toda a gente fosse assim o mundo era bem mais pacífico e agradável.

Mikas disse...

Quando somos educados assim torna-se muito mais fácil porque a partir de determinada altura já nem precisamos pensar, é como dizes, automático e pronto

Nuno Barradas disse...

A boina do meu avô era um poço de boas maneiras... Aquele alentejano era único. Hoje em dia ninguém tira a boina ou melhor o boné...

Anónimo disse...

Não podia estar mais de acordo!

Bjo!

Tremoçonauta disse...

Eu quando era puto nunca gostei de ter de esperar. Agora perder horas de brincadeira para estar a ouvir falar de problemas de política ou agricultura? Na altura, toda a gente sabia que as tartarugas ninja resolviam todos os problemas e ainda davam uma coça enorme em alguém.

Petra disse...

Acho que quando se é educado ja se ~sabem essas regras de tráz para a frente.E algo automático

Pureness disse...

Tens toda a razão, também dou valor a essas regras que se faz inconscientemente.
Beijinhos*

Francisco Castelo Branco disse...

Concordo com a maior parte delas...

Bjs

Anónimo disse...

Esqueceste-te de uma delas que até é bastante frequente nesta casa, não segurarem as portas para as pessoas passarem ! Essa fode-me e à grande lolll

Quanto ao resto concordo mais ou menos !