24 de maio de 2011

Criminoso como vizinho?

Quando uma pessoa pergunta a outra se acha que um preso se pode reabilitar, normalmente a resposta é, depende do crime que cometeu.
Eu acho que, alem do tipo de crime, e as razões que levaram essa pessoa a cometer tal acto, também influenciam numa possível reabilitação, por exemplo, nos tempos que correm, com todo este desemprego e muitas famílias a caminharem a velocidade da luz para uma pobreza extrema, não me admiro que alguns comecem a roubar para terem comida ara dar aos filhos...... A grande diferença é que só roubam o que vão comer e não existem vitimas físicas, se está correcto? Claro que não, se é um ladrão que se vai reabilitar? acredito que sim, assim que a sua vida estabilize.


Crimes de homicídio (sem ser em legitima defesa), violação, pedofilia, agressão, trafico, crimes de roubo com armas, tudo isso é feito em plena consciência ou sob efeito de algo, logo a pessoa tem de assumir culpa e pagar pelo que fez.
Quem me segue praticamente desde o inicio, poderá (ou não) se lembrar deste meu post, a minha opinião continua exactamente igual.
A grande questão que aqui se coloca é:
Se soubesses que um criminoso ia morar para o teu prédio, ou para o local onde moras, como reagirias?
Achas que eles têm direito a ser inseridos na sociedade como se nada se tivesse passado?
Os vizinhos devem ou não saber essas coisas?

3 comentários:

Palavrinhas* disse...

Como disseste acho que o crime cometido influência em muito as respostas! Acho que os vizinhos devem saber para estarem mais alerta, mas por vezes são aqueles nunca foram condenados que cometem os piores crimes e estão inseridos na sociedade...

Petra disse...

Lá está.... Concordo plenamente contigo.... depende do crime... E sim acho que os vizinhos tem o direito de saber....
Já chega de tantas palmadinhas nas costas a bandidos porra.

EU SOU EU disse...

Bem...direito a serem inseridos na sociedade, claro que têm...esse direito, mas não a qualquer custo... sem qualquer tipo de informação para a restante sociedade principalmente os vizinhos... acredito que seja possível a reabilitação de um criminoso...mas não é apenas com tempo de prisão cumprido... é necessário "re-educar" as pessoas...e não é qualquer criminoso que poderá ser reabilitado e inserido da comunidade...em relação a isso o teu post anterior tb é muito bom...são muitos os criminosos que mereciam era a pena de morte...