9 de novembro de 2009

A queda do Muro de Berlim


O que posso dizer sobre isto é que é triste, e ainda hoje existe descriminação sobre quem vive do lado Oriental e Ocidental.
Eu já estive em Berlim, e posso dizer que fiquei impressionada, pois ainda existe (em algumas partes) a marca do muro no chão.....
O ar parece mais pesado talvez pelo peso do que ali se passou durante tantos anos.
Quando lá estive, de visita a uns amigos meus que são Alemães, estava com receio de fazer perguntas acerca disso, pois não sabia a opinião deles em relação a esse tema, e a verdade é que falam do tema com uma grande revolta dentro deles, e todos se lembram do dia da queda.....
É horrível como famílias foram divididas durante 20 anos, não se podia atravessar de um lado para o outro.
"Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda."
Felizmente acabou!!!!
PS: Gostei muito de visitar Berlim, apesar do fresquinho que estava, (era Dezembro brrrr)
Se tiverem oportunidade visitem :)

4 comentários:

Unknown disse...

Já estive em Berlim e devido à II Grande Guerra e ao Muro é uma cidade que pesa!!!!
Berlim é uma cidade que vale a pena visitar, eu precorri o que pude ligado à II Guerra Mundial, onde numa das salas de um museu as minhas lágrimas corriam-me pela a cara como pérolas pela dor que sentia ao ler as cartas que foram encontradas escritas por judeus, fui até ao "checkpoint" simbólico do muro de Berlim, etc.
Ainda hoje se consegue ver as diferenças das 2 Alemanhas, isto a nível arquitectónico.
Visitem e logo entendem o que eu quero dizer, bem depende do gosto e do espirito de cada um, como é evidente.
As Portas de Brandeburgo, símbolo de Berlim por onde passava o "muro da vergonha", é hoje palco dos festejos dos 20 anos da sua queda.
Queda esta que se deve a uma gafe do porta-voz do Politurbo do partido comunista da RDA, Sr. Gunter Schabowski.
ABENÇOADA GAFE!!!!! que acabou com a separação de tantas familias e com as mortes dos que se aventuravam a passar para o outro lado. VIVA A LIBERDADE!!!, todos os seres têm direito a ela, é pena que por este Mundo fora ainda hajam tantos oprimidos...

Mikas disse...

Gostava muito de visitar Berlim e ter mais contacto com essa parte da História.

Petra disse...

uma prima minha bailarina viveu em berlin e conta coisas horríveis acerca de toda essa descriminação.....

MarKekas disse...

Quando era pucanito, andava sempre a marrar nos atlas e livros de bandeiras, e lembro-me de haver as duas Alemanhas. Eu tinha 10 anos quando o muro caiu e lembro bem da notícia e de ver as imagens na Tv.

De facto são dois marcos na história.. um negativo, a construção do muro, e um bem positivo.. a sua queda.

Adorei ver as imagens do domió de mil peças a cair em Berlim! :o)